QUEM PODE FAZER IMPLANTE
Hoje em dia sabemos que perder um ou mais dentes, independente do motivo não é mais tão desesperador quanto há algumas décadas atrás. Tudo isso graças ao implante dentário, que evoluiu muito nas últimas décadas e se tornou uma opção para pacientes que tenham sofrido com a perda de dentes. No entanto, muitas dúvidas ainda surgem a respeito de quem pode fazer implante. Existe contraindicação? Quais são as ressalvas?
Hoje vamos falar sobre quem pode fazer implante e o que é preciso levar em consideração em alguns casos, onde é necessário esperar.
Quem pode fazer implante: todas as pessoas, desde que elas se encaixem em alguns requisitos
Idade
Mesmo se a perda do dente for na infância ou adolescência, o implante dentário deve esperar. Pois nessa idade, os ossos ainda estão em fase de crescimento e a colocação do pino de titânio na arcada dentária pode gerar problemas devido a essa mudança óssea pela qual crianças e adolescentes passam.
Gestação
Se a perda do dente for durante a gestação, também é indicado esperar o período do nascimento e pelo menos seis meses após o parto, pois a gravidez altera drasticamente os hormônios da mulher, o que pode trazer problemas, principalmente os relacionados à saúde das gengivas e complicar o procedimento. Além disso, as grávidas não podem se submeter ao exame de raio-X, portanto a documentação de imagem para fixação do pino de titânio do implante dentário pode ficar difícil.
Tabagismo
O grupo de pacientes fumantes também tem contraindicação para realização do implante dentário, uma vez que as substâncias presentes no cigarro podem alterar toda a saúde bucal, comprometendo os resultados esperados.
Osso suficiente
Ter ou não ter osso suficiente para realização do implante dentário se tornou relativo hoje em dia. Isso porque existem técnicas de enxerto ósseo para pacientes que sofram com falta de osso, no entanto, se esse for o caso, é necessário preparar melhor o paciente para sucesso do procedimento.
Saúde bucal em dia
Estar livre das doenças periodontais também é de suma importância para sucesso do procedimento. Portanto, ficar atendo a saúde bucal é determinante para dizer se você poderá estar ou não apto para realizar o implante.
Você ainda tem dúvidas sobre quem pode fazer o implante dental? Agende uma consulta com o especialista e entenda mais se essa técnica é indicada para você.